Fique atento às 7 principais novidades do Prêmio Educador Nota 10 – 2019

O Regulamento do Prêmio Educador Nota 10 – 2019 traz várias novidades, incluídas a partir dos aprendizados das últimas edições e dos feedbacks recebidos em 2018. As organizações parceiras fizeram contribuições importantes para tornar o Prêmio ainda melhor.

Destacamos abaixo as principais novidades da 22a do Prêmio. Fique atento a esses pontos, eles podem fazer toda a diferença na inscrição da sua Experiência Educativa.

1. ESCOPO DO PRÊMIO: buscamos um maior alinhamento aos novos componentes curriculares e à BNCC. Por isso, além dos componentes curriculares presentes na última edição, incluímos agora: Artes, Educação Física, Filosofia, Língua Estrangeira e Sociologia no Ensino Médio.

2. ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Serão aceitas Experiências Educativas que contribuam para a melhoria do desempenho de aprendizagens em língua portuguesa e matemática, redução do abandono, reprovação e distorção idade/ano, em ações do Programa Novo Mais Educação e atividades nos Campos de Integração Curricular do programa Ensino Médio Inovador.

3. PARTICIPAÇÃO. Poderão inscrever-se pessoas físicas, professores, diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais, com mais de 18 (dezoito) anos, que atendam aos seguintes critérios:

>> Ter concluído a graduação em pedagogia, se for professor de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano) incluindo Educação de Jovens e Adultos – EJA, ou possuir uma autorização especial do órgão competente.

>> Ter concluído graduação em um dos componentes curriculares listados no ponto 3.1, na modalidade licenciatura, no caso de professores de Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental (do 6° ao 9° ano) e Ensino Médio, incluindo Educação de Jovens e Adultos – EJA.

>> Ter desenvolvido o trabalho como professor, titular ou substituto, devidamente autorizado pelo órgão competente. 

>> Ministrar aulas de componentes curriculares, nas ações e projetos curriculares da instituição escolar, ou atuar no atendimento educacional especializado na rede pública e/ou privada, em escolas comunitárias ou filantrópicas de acesso público, podendo ser urbanas ou rurais.

4. EDUCAÇÃO PARA TODOS: Atendimento educacional especializado, realização de serviços de apoio complementar ou suplementar no contraturno para estudantes público-alvo da modalidade de educação especial e/ ou ações de trabalho colaborativo junto aos educadores dos diferentes níveis e etapas de ensino nas classes e escolas comuns do ensino regular.

5. CRITÉRIOS GERAIS QUE ORIENTAM A SELEÇÃO DOS TRABALHOS: A seleção dos trabalhos será pautada nos critérios a seguir relacionados:

>> Equidade e Inclusão como valores

>> Inspiração para aplicabilidade em outros contextos

>> Evidências de aprendizagem

>> Didática específica da área

>> Correlação clara entre as aprendizagens propostas às faixas etárias correspondente e as competências específicas e gerais da BNCC

6. COMPROVAÇÃO DO APRENDIZADO: A partir desta edição, a Academia de Selecionadores vai buscar evidências de aprendizado dos alunos e/ou envolvidos no projeto de forma mais profunda. O que isso significa? Quanto mais materiais e evidências do aprendizado (publicações, relatos, vídeos, etc.) você conseguir apresentar para demonstrar a efetividade do seu trabalho, melhor.

7. COMO ENVIAR SUA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA: As informações da Experiência Educativa devem ser inseridas nos campos correspondentes da Plataforma de Inscrição, disponível no site http://www.premioeducadornota10.org. Só serão aceitos trabalhos submetidos pela plataforma de inscrição. Não será mais possível enviar um arquivo anexo.