Maior e mais importante prêmio da Educação Básica no Brasil.

Imagem do logo Prêmio Educador Nota 10

Com alguns pequenos cuidados você pode aumentar suas chances de ganhar o Prêmio Educador Nota 10!

Aqui você encontra respostas para as dúvidas mais frequentes, além de dicas dos selecionadores e dos vencedores de edições anteriores.

Qualquer outra dúvida, não deixe de entrar em contato com a gente:

contato@premioeducadornota10.org.

Confira algumas dicas

O que você não pode perder de vista ao inscrever seu trabalho:

  1. Não é preciso pensar em um trabalho mirabolante! Atividades que comprovadamente impactaram a aprendizagem são mais valorizadas.
  2. Prepare um bom planejamento para o trabalho. Ele vai servir para que você reflita sobre o processo, o desenvolvimento e os resultados alcançados.
  3. Realize um diagnóstico inicial para conhecer o que os estudantes sabem e, com isso, planejar melhor o trabalho. Essas informações vão ajudar você a checar as aprendizagens alcançadas.
  4. Já se você for diretor escolar, coordenador pedagógico ou orientador educacional, profissional da sala de AEE ou da sala de leitura, defina bem seus objetivos em relação aos professores e ao impacto do seu trabalho na sala de aula. Tenha clareza quanto ao conteúdo e ao objetivo do trabalho.
  5. Documente tudo! Vale tirar fotos, fazer vídeos, guardar registros dos alunos, etc. Estes registros serão essenciais para a segunda fase da seleção, quando os selecionadores requisitam registros para conhecer melhor o trabalho.

Itens essenciais do texto e os erros mais comuns:

  1. Deixe claro o que o diagnóstico inicial mostrou como necessidade de aprendizagem.
  2. Aponte os conteúdos trabalhados, os objetivos e as estratégias.
  3. Mostre como você planejou o trabalho: quais foram as suas etapas? Como elas se relacionaram entre si?
  4. Conte como você lidou com a diversidade de conhecimentos da turma.
  5. Explique como e em que momentos você promoveu a interação entre os estudantes.
  6. Indique como você avaliou os estudantes.
  7. Se você é diretor escolar, coordenador pedagógico, orientador pedagógico ou orientador educacional, profissional da sala de AEE ou de leitura, destaque o papel de todos os envolvidos (professores, coordenadores, diretores, pais, organizações não-governamentais) e o contexto em que a escola está inserida.
  8. Não se preocupe em redigir em linguagem formal. O mais importante é relatar com clareza os itens solicitados no regulamento.
  9. Envie trabalhos realizados no ano letivo de 2020 ou que estejam em curso em 2021 e tenham documentação de comprovação das aprendizagens alcançadas.

O que você precisa saber antes de enviar seu trabalho:

  1. Leia o regulamento com atenção.
  2. Preencha com cuidado os campos da plataforma de inscrição, disponível no site do Prêmio.
  3. Ao criar sua senha pessoal, confira seu e-mail. Ele será usado pela Equipe do Prêmio Educador Nota 10 e a Academia de Selecionadores para entrar em contato com você. 
  4. O campo “nome” deve conter apenas um educador. Caso outros educadores tenham colaborado no trabalho, devem ser citados no campo Coautores.
  5. Só deixe o campo sobre o Ideb em branco se sua cidade ou unidade escolar não tiver resultados disponíveis. Busque os dados sobre sua cidade em https://www.qedu.org.br/busca
  6. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente online pelo site do Prêmio.

Dúvidas Frequentes

O Processo Seletivo

Logo após o início das inscrições, os trabalhos inscritos são encaminhados para o selecionador da área correspondente. Se o trabalho for selecionado para a etapa seguinte, ele entra em contato com o inscrito para tirar dúvidas sobre o trabalho e a sua execução.
Devido ao grande número de inscrições, não enviamos devolutivas individuais para os inscritos.
Não é necessário. A entrevista faz parte de uma outra fase do processo. Se for o caso, a equipe do Prêmio Educador Nota 10 entrará em contato.

Quem Pode Participar?

Sim. Poderão participar professores(as) que atuaram no atendimento educacional especializado realizando serviços de apoio complementar ou suplementar no contraturno para estudantes público-alvo da modalidade de educação especial e / ou desenvolveram ações de trabalho colaborativo junto aos educadores(as) dos diferentes níveis e etapas de ensino nas classes e escolas do ensino regular.

Poderão se inscrever pessoas físicas, professores e gestores escolares (orientador educacional, orientador pedagógico, coordenador pedagógico e diretor), com mais de 18 (dezoito) anos, com ensino superior completo ou estudantes cursando o último ano das licenciaturas e que atendam aos seguintes critérios:

  • Ter concluído a graduação em Pedagogia, se for professor de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (do 1° ao 5° ano) incluindo Educação de Jovens e Adultos – EJA. No caso de exercer a função e não ter concluído o curso, é necessário ter comprovação da autorização da Secretaria Estadual ou Municipal de Educação.
  • Ter concluído graduação em um dos componentes curriculares listados no item 3.1 deste Regulamento, na modalidade licenciatura, no caso de professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental (do 6° ao 9° ano) e do Ensino Médio, incluindo Educação de Jovens e Adultos – EJA.
  • Ter desenvolvido o trabalho como professor das disciplinas curriculares ou de projetos, sendo titular ou substituto.
  • Ministrar aulas no ensino básico, nas disciplinas curriculares, complementares ou no atendimento educacional especializado em escolas públicas, privadas, filantrópicas de acesso público, rurais ou urbanas.
Se você é um professor concursado e/ou que trabalha na educação pública, entendemos que você tem chancela profissional da Secretaria Estadual ou Municipal de Educação, então pode participar.
Sim, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio.
Poderão participar professores(as) e gestores(as) que desenvolveram trabalhos que contribuam para a melhoria do desempenho de aprendizagens em Língua Portuguesa e Matemática, redução do abandono, reprovação e distorção idade/ano, fomento à leitura, à cultura, à arte e ao esporte ou que contemplem os conhecimentos das diferentes áreas numa perspectiva interdisciplinar e articulada à realidade dos estudantes, suas necessidades, expectativas e projetos de vida. Ao preencher a ficha de inscrição, no item Dados do Trabalho, responda se seu trabalho foi realizado em: Período Regular ou Atividade Complementar.
Professores que realizam trabalhos de tecnologia, robótica ou outros temas transversais devem considerar que esses são temas e estratégias. Para realizar a inscrição, o Professor deve elencar os conteúdos do trabalho, verificar em qual componente curricular ele se insere, escolher o segmento, e responder se o trabalho foi realizado em Período Regular ou Atividade Complementar.
Se o seu curso compõe o Ensino Básico, seu trabalho deve se encaixar em uma das categorias do prêmio. Isso inclui SESI e escolas técnicas de curso regular. Caso seja considerado apenas um curso técnico ou profissionalizante (ex: SENAI e SENAC), você não poderá participar do Prêmio Educador Nota 10.
Caso você seja uma professora com uma das licenciaturas listadas e que esteja lotada na sala de leitura ou biblioteca, você poderá participar. Neste caso, uma vez que terá que destacar e comprovar os impactos nas aprendizagens dos alunos, indicamos que selecione uma das turmas e descreva a sequência de trabalho desenvolvida, destacando os avanços nas práticas de leitura dos alunos, inclusive os alunos com deficiência. Caso você não tenha formação em uma das licenciaturas listadas na ficha de inscrição e regulamento, infelizmente não se encaixa no perfil deste Prêmio.
Não. Consta no regulamento do Prêmio Educador Nota 10 que é proibida a participação de Organizações não governamentais ou da sociedade civil não regulamentadas pelo Ministério da Educação (MEC).
O Prêmio Educador Nota 10 toma a BNCC como documento normativo. Sendo assim, não temos o empreendedorismo como uma categoria ou uma disciplina. Trabalhos de empreendedorismo devem ter um objeto relacionado a um componente ou a um conjunto de componentes curriculares, com aprendizagem inter e transdisciplinar, para poder participar do Prêmio. Embora o município apresente uma outra configuração, como este é um Prêmio de abrangência nacional, tomamos o documento oficial como nossa diretriz. Além disso, não podem se inscrever profissionais sem formação superior em Educação, mesmo que estejam dando aula.

A Inscrição

As inscrições estão abertas para experiências escolares que possam ser devidamente comprovadas por meio de planejamentos do trabalho, portfólio com as produções das crianças, alunos ou estudantes envolvidos e professores, coordenadores e equipe da escola e que tenham sido realizadas no ano letivo de 2022 e tenham documentação de comprovação das aprendizagens alcançadas. Cada participante só poderá inscrever 1 (um) trabalho.

Na plataforma de inscrição, incluímos campos obrigatórios para você preencher com as informações do seu trabalho. Preparamos quatro arquivos – um para cada tipo de profissional  -, para você usar como rascunho.

Ressaltamos que eles são arquivos à parte, apenas para orientar o participante no rascunho.
A inscrição deve ser feita exclusivamente pela plataforma no site

Caracteres são as letras digitadas no arquivo, é preciso fazer a contagem com espaços (que é indicada nas ferramentas de contagem do Word, por exemplo).
Sim, principalmente se você tiver colocado citações. Insira diretamente nos campos do relato, sempre que houver necessidade, não existe um campo específico para referências.
As informações do seu trabalho devem ser enviadas diretamente na plataforma de inscrição.
Ao finalizar a sua inscrição, o sistema irá mostrar a você o número da inscrição. Anote esse número em local seguro.
Basta enviar um e-mail para contato@https://www.premioeducadornota10.org/ com seu nome e número de inscrição que faremos o cancelamento para você. Caso você cancele a inscrição, não poderá se inscrever novamente na mesma edição do Prêmio.
Não. Uma vez enviado, o material inscrito não poderá ser editado. Caso você cancele a inscrição, não poderá se inscrever novamente na mesma edição do Prêmio.
Verifique se todos os campos obrigatórios estão preenchidos. A falta de preenchimento de um campo obrigatório não permite que você avance em sua inscrição. Caso o problema persista, envie um e-mail para contato@https://www.premioeducadornota10.org/, informando seu nome completo, CPF e o passo em que parou.
Se você finalizou a sua inscrição, não conseguirá visualizar as informações enviadas, pois elas já estarão salvas em nosso banco de dados. Não é possível editar o material inscrito depois de enviado.
Segundo o regulamento, o trabalho desenvolvido, mesmo que feito em grupo, deve ser inscrito no nome de apenas um profissional. Os demais autores devem ser mencionados no relato e precisam estar cientes da inscrição e do conteúdo do regulamento.
É muito importante que a direção da escola seja informada de sua inscrição, pois se o selecionador tiver alguma dúvida sobre o seu relato e ligar na escola, todos saberão como proceder.
Não, uma vez finalizada a inscrição e enviado o trabalho, não é possível substituí-lo. Caso você cancele a inscrição, não poderá se inscrever novamente na mesma edição do Prêmio.
Não, cada participante só poderá inscrever 1 trabalho.
Não. Só aceitamos uma inscrição por CPF. Neste caso, você deverá analisar qual o melhor trabalho para inscrever.
Não, só são aceitas inscrições de projetos realizados no ano letivo de 2020 ou que estejam em curso em 2021 e tenham documentação de comprovação das aprendizagens alcançadas.
Ao criar seu login e senha de acesso na plataforma de inscrições, você recebe um e-mail com estas informações. Caso não o receba, basta clicar em “Esqueci minha senha”. Se mesmo assim continuar tendo dificuldades, envie um e-mail para contato@https://www.premioeducadornota10.org/. Reenviaremos o login e senha em um prazo de até 48 horas.
Aguarde a etapa seguinte do processo de seleção. Caso você seja contatado pelo selecionador, informe a alteração diretamente a ele.
Basta enviar um e-mail para contato@https://www.premioeducadornota10.org/ informando qual a dificuldade que entramos em contato com você.
Você pode se inscrever sem problemas. No campo “instituição” você deverá informar os dados da escola onde o trabalho foi desenvolvido.
Se o seu trabalho foi desenvolvido no ano letivo de 2020 ou esteja em curso em 2021 e tenha documentação de comprovação das aprendizagens alcançadas, estar afastado não invalida a inscrição.
Sim, desde que o trabalho (com as modificações) tenha sido realizado no ano letivo de 2020 ou esteja em curso em 2021 e tenha documentação de comprovação das aprendizagens alcançadas, mesmo que seja repetição de um trabalho que ficou entre os finalistas.
Sim, ter um trabalho publicado e/ou vencedor de outro prêmio na área da educação não impede que você se inscreva no Prêmio Educador Nota 10, desde que ele atenda às regras e normas do regulamento.
Depende do trabalho que você pretende apresentar. Trabalhos desenvolvidos como orientador educacional, orientador pedagógico, coordenador pedagógico ou diretor escolar devem ser inscritos na área de gestão escolar (Educação Infantil, Fundamental e Ensino Médio).
Não, o trabalho só poderá ser inscrito se foi desenvolvido em escola de ensino regular.

Envio do Material Complementar e Evidências

Quando for solicitado pelo selecionador você pode enviar: vídeos, áudios, fotos, produções de alunos, relatórios de sala de aula. Todos os registros são importantes e ajudam a ilustrar o seu trabalho e sanar as dúvidas do selecionador.
O material (atividades dos alunos, áudios, fotos, vídeos etc), desde que solicitado pelo selecionador, pode ser enviado de preferência via e-mail (ou, em último caso, via sedex). O selecionador dará todas as instruções. Importante: Não envie o material original, já que ele não será devolvido.
Não. A solicitação do material é feita apenas para que o selecionador possa conhecer melhor o seu trabalho e o impacto na aprendizagem dos alunos e seguir avaliando seu trabalho.
De maneira nenhuma. A comprovação dos trabalhos não é feita somente por meio de fotos e vídeos. Você pode enviar somente as atividades desenvolvidas em sala de aula e as produções.

Divulgação dos Finalistas e Vencedores

A divulgação dos 50 finalistas e dos 10 vencedores será feita no mês de fevereiro de 2022, no site e redes sociais do Prêmio.

Cobrança ou Comercialização

O Prêmio Educador Nota 10 não comercializa nenhum tipo de material didático nem cursos de formação. Nenhuma marca ou empresa está autorizada a vender nada em nome do Prêmio Educador Nota 10.
Não existe nenhum tipo de cobrança ou taxa para participar do Prêmio Educador Nota 10. Além disso, nossa equipe não oferece nenhum produto ou serviço.

A sua privacidade é importante para nós. Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nosso Termo de Uso e nossa Política de Privacidade.