Jurados 2020

Totalmente independente, a Academia de Jurados é composta por cinco grandes especialistas em Educação.

Ela é responsável por eleger o(a) Educador(a) do Ano. Seus membros são permanentes e têm autonomia para indicação no caso de substituição. Em 2020, fazem parte da Academia de Jurados Anna Helena Altenfelder (CENPEC), Cristiana Mercadante Esper Berthoud (Secretária Municipal de Educação da Estância Turística de Tremembé e membro do Conselho Nacional de Representantes da Undime), Lino de Macedo (FE-USP) e Tereza Perez (CEDAC).

Pelo terceiro ano consecutivo a academia conta com um jurado internacional, Natalia Rosón, representante da Varkey Foundation. Desde 2018, o Prêmio Educador Nota 10 é associado ao Global Teacher Prize, prêmio global de educação promovido pela Varkey Foundation.

 

CONHEÇA A ACADEMIA DE JURADOS – 2020

Anna Helena Altenfelder

Atual Presidente do Conselho de Administração do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), trabalha há mais de quinze anos na organização, tendo atuado como superintendente, pesquisadora, formadora, autora de materiais de orientação para professores e gerente de projetos.

Pedagoga com especialização em psicopedagogia pelo Instituto Sedes Sapientiae, Anna Helena também é mestre e doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Foi professora e coordenadora pedagógica do ensino básico e docente de disciplinas e supervisão de estágio em cursos de pós-graduação latu senso em Psicopedagogia.

Cristiana Mercadante Esper Berthoud

Atualmente é Secretária Municipal de Educação da Estância Turística de Tremembé e membro do Conselho Nacional de Representantes da Undime. Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia Clínica pela PUC/SP, realizou pesquisa de pós-doutoramento sobre o programa Early Childhood and Family Education, no Departamento de Family Social Sciences da University of Minnesota, USA. É professora licenciada da Universidade de Taubaté onde foi pesquisadora, Chefe do Departamento de Psicologia e da Clínica Escola. Por vários anos integrou também o grupo de pesquisa do Núcleo de Família e Comunidade da PUCSP.

Atua há mais de 30 anos com Educação, Família e Comunidade, foi professora e gestora de Educação Infantil e Ensino Fundamental por 11 anos, em escola pioneira em Educação Integral no Vale do Paraíba. Em 2012, fez formação como supervisora internacional do programa FAST (Families and Schools Together), criado nos USA, presente em mais de 20 países e indicado pela ONU. Em 2013, trouxe o programa para o Brasil em um projeto piloto em parceria com Instituto Natura, Instituto Tavistock e FAST International. Hoje o FAST está implementado em 15 escolas em Tremembé tendo sido também testado no município de Itapeva. Famílias e Escolas atuam em parceria para o fortalecimento da aprendizagem e do desenvolvimento global do aluno.

Lino de Macedo

Professor Emérito do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), onde exerceu também as funções de Diretor, Vice-Diretor, Chefe de Departamento e Coordenador da Pós-graduação em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano. Pesquisa o valor dos jogos na Psicologia e Educação como recurso de observação e promoção de processos de aprendizagem e desenvolvimento, na visão de Piaget. É considerado uma autoridade em psicologia do desenvolvimento e um reconhecido supervisor, pesquisador e orientador de projetos voltados para a educação e a saúde da criança. Atualmente é assessor do Instituto Pensi, braço de ensino, pesquisa e projetos sociais da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, mantenedor do Hospital Infantil Sabará.

Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Preto (atual UNESP), Lino é mestre, doutor e livre docente em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Participou do grupo que concebeu o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o atual currículo do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio do Estado de São Paulo. É membro do Comitê Científico e do Conselho Deliberativo do Núcleo Ciência pela Infância (NCPI) e da Academia Paulista de Psicologia.

Natalia Rosón

Formada em Ciências da Educação pela Universidade de Buenos Aires (UBA) e pós-graduação em Gestão de organizações sem fins lucrativos pela Universidade de San Andrés (UdeSA). Professora de Ensino Fundamental, trabalhou em escolas públicas e privadas. Foi também gestora escolar por vários anos.

Desde 2006 trabalha em organizações sem fins lucrativos engajadas com Educação. Em 2014 compôs o júri do prêmio “Comunidad a la Educación” da Fundação La Nación. Atualmente faz parte do Programa de Liderança e Inovação Educacional da Fundação Varkey Argentina. Treina professores e gestores de Argentina, Equador e República Dominicana.

Tereza Perez

Tereza Perez é diretora-presidente da Comunidade Educativa CEDAC e lidera diversas iniciativas voltadas para a melhoria das condições de ensino e de aprendizagem nas redes públicas brasileiras. Nesses 22 anos de atuação da CE CEDAC, Tereza esteve à frente de projetos e programas de formação continuada que envolveram aproximadamente milhares de educadores em mais de 300 municípios.

Pedagoga de formação, começou a carreira como professora e depois orientadora pedagógica e no final dos anos 90 foi chamada a compor a equipe que elaborou os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Voltando à sua atuação mais recente, ´participou, como coautora e coordenadora, de publicações voltadas à sistematização de conhecimentos sobre políticas públicas educacionais e práticas pedagógicas, tais como Ensinar: tarefa para profissionais; Livro do Diretor – espaços e pessoas; Projeto Político-Pedagógico: orientações para o gestor escolar entender, criar e revisar o PPP; Educação Municipal de Qualidade – princípios de gestão estratégica para secretários e equipes; BNCC na prática da gestão escolar e pedagógica.