Notícias

UNICEF no Prêmio Educador Nota 10 – 2019

Redução do abandono escolar, reprovação e distorção idade/ano ganham ainda mais atenção no Prêmio Educador Nota 10 – 2019.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) passa a ser parceiro em 2019 do Prêmio Educador Nota 10. Realizada desde 1998, a premiação se tornou o principal reconhecimento do trabalho de professores e gestores de escolas públicas e privadas de todo Brasil. A partir das prioridades do seu programa de país, o UNICEF apoia o Educador Nota 10 ressaltando a necessidade de enfrentar a exclusão e o abandono escolares que atingem mais de nove milhões de crianças e adolescentes no Brasil, segundo dados oficiais.

Desde 2018, Ítalo Dutra, Chefe de Educação do UNICEF Brasil, integra a Academia de Jurados ao lado de Ana Inoue (diretora do Centro de Estudar Acaia Sagarana /Instituto Acaia), Anna Helena Altenfelder (superintendente Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), Lino de Macedo (professor emérito do Instituto de Psicologia da USP) e Rodrigo Hübner Mendes (superintendente do Instituto Rodrigo Mendes).

Continue lendo “UNICEF no Prêmio Educador Nota 10 – 2019”

Prêmio Educador Nota 10 abre inscrições para a 22ª edição

O Prêmio Educador Nota 10, maior e mais importante prêmio da Educação Básica Brasileira, está com as inscrições abertas para sua 22ª edição a partir do dia 1º de abril às 09h. Até as 23h59 (horário de Brasília-DF) do dia 27 de maio, professores e gestores da Educação Infantil ao Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o país podem submeter suas Experiências Educativas pelo link que será disponibilizado no link Inscrição.

Fique atento às 7 principais novidades do Prêmio Educador Nota 10 – 2019

O Regulamento do Prêmio Educador Nota 10 – 2019 traz várias novidades, incluídas a partir dos aprendizados das últimas edições e dos feedbacks recebidos em 2018. As organizações parceiras fizeram contribuições importantes para tornar o Prêmio ainda melhor.

Destacamos abaixo as principais novidades da 22a do Prêmio. Fique atento a esses pontos, eles podem fazer toda a diferença na inscrição da sua Experiência Educativa.

Continue lendo “Fique atento às 7 principais novidades do Prêmio Educador Nota 10 – 2019”

Divulgado o Regulamento do Prêmio Educador Nota 10 – 2019

O Regulamento desta edição do Prêmio Educador Nota 10 acaba de ser divulgado. Nele, constam todas as informações sobre quem pode participar, critérios de seleção de projetos e próximos passos. Acesse o documento, e caso tenha qualquer dúvida, escreva para contato@premioeducadornota10.org.

As inscrições acontecem de 01 de abril a 27 de maio. Não perca o prazo! Para acessar o Regulamento, clique aqui.

Instituto Rodrigo Mendes no Prêmio Educador Nota 10 – 2019

As organizações estreitam laços para ampliar a atenção dada ao tema educação inclusiva já no Prêmio Educador Nota 10 deste ano.

A Fundação Victor Civita (FVC) e o Instituto Rodrigo Mendes (IRM) unem forças para ampliar ações de inclusão e acessibilidade. Os resultados desta parceria poderão ser vistos já nesta edição do Prêmio Educador Nota 10, o maior e mais importante prêmio da Educação Básica brasileira. Com a premissa de que toda pessoa tem o direito à educação, as duas organizações se aproximam para dar mais visibilidade ao tema da educação inclusiva.

“Vamos trabalhar ativamente para tornar o Prêmio Educador Nota 10 mais acessível em todos os aspectos. Desde a estrutura do regulamento, inclusive para garantir a participação de educadores com alguma deficiência, até o processo de análise e seleção dos projetos inscritos, de forma a apurar o olhar para a forma como as particularidades de cada estudante é endereçada”, explica Rodrigo Hübner Mendes, superintendente do Instituto Rodrigo Mendes. Ele é membro da Academia de Jurados do Prêmio desde 2017ao lado de Ana Inoue (diretora do Centro de Estudar Acaia Sagarana /Instituto Acaia), Anna Helena Altenfelder (superintendente Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), Ítalo Dutra (chefe de Educação da Unicef Brasil) e Lino de Macedo (professor emérito do Instituto de Psicologia da USP).

Para Victor Civita Neto, presidente da Fundação Victor Civita, “Inclusão é uma temática cara para a FVC há tempos, e vale lembrar que a legislação brasileira garante o direito de toda pessoa com deficiência estudar na escola comum, em convívio com os demais estudantes”.

A Academia de Selecionadores conta com uma especialista no tema, que avalia criteriosamente todos os projetos finalistas e vencedores, considerando como alunos com deficiência participaram do projeto inscrito, o que aprenderam, de que forma aconteceu a interação da turma, entre outras questões. Atualmente, Gunga Castro é a selecionadora da área.

Sobre o Prêmio Educador Nota 10

O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita que, desde 2014, realiza a premiação em parceria com Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho.

Reconhece e valoriza professores da Educação Infantil ao Ensino Médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país.

O Prêmio tem o apoio da Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes e Unicef, e o patrocínio da Fundação Lemann e SOMOS Educação. Desde 2018, o Prêmio Educador Nota 10 é associado ao Global Teacher Prize, prêmio global de Educação.

Os 10 vencedores do Prêmio Educador Nota 10 – 2018.