Joice Lamb

Confira aqui mais informações sobre o trabalho.

Educadora do Ano de 2019

Joice Lamb @André Feltes NE
Foto: André Feltes (Nova Escola)

Vitória da construção coletiva

Por meio da gestão democrática, a coordenadora pedagógica semeou um ambiente de valorização de trabalho coletivo e convidou professores a reavaliar as práticas pedagógicas e experimentar novas ideias.

Educadora Nota 10: Joice Lamb
EMEF Profª Adolfina J. M. Diefenthäler
Novo Hamburgo, RS
Coordenadora Pedagógica
Ensino Fundamental

Projeto: #aprenderecompartilhar – Escola inovadora
Número de alunos: 815
Duração do trabalho: 1 ano

Resumo: Em conjunto com sua equipe, Joice se dedica continuamente à articulação pedagógica, à formação continuada e à gestão de projetos que enfocam experiências de autoria de profissionais e estudantes. Isso tudo caracteriza um jeito de ser Adolfina, como a escola é chamada, inspirado na convicção de que todos podem aprender e compartilhar saberes e na valorização do trabalho coletivo. A inovação pedagógica acontece em diversos projetos. No #foradacaixa, alunos de diferentes idades e turmas participam de atividades juntos, sob o acompanhamento de professores. No projeto de Iniciação Científica, alunos do ensino fundamental escolhem temas de pesquisa, colegas de equipe e professores orientadores para realizar um estudo que é apresentado na Feira Anual de Iniciação Científica. A escola também tem propostas inovadoras para instigar a aprendizagem da Matemática e a produção de poemas. Inscrita no prêmio, #aprenderecompartilhar é uma ação ampla que articula todos os projetos e chama a comunidade escolar para avaliar as atividades pedagógicas e propor encaminhamentos, correções de rota e melhorias.

Por que o trabalho foi premiado?
“Este é um primoroso exemplo de formação continuada e de organização do trabalho pedagógico de uma escola. A centralidade na aprendizagem – tanto das crianças e adolescentes, quanto dos profissionais – orienta as ações da equipe gestora, que baseia suas decisões em princípios da gestão democrática. Para cumprir o objetivo de ter professores e alunos autores, os espaços da escola são configurados como ambientes acolhedores e respeitosos e, ao mesmo tempo, exigentes. Gestoras respeitam professores e professoras, que respeitam alunas e alunos, que interagem todos entre si, para que as aprendizagens aconteçam. Joice é dedicada, pesquisa quando necessário e sabe a importância dos registros, características infelizmente ainda raras. O trabalho é uma exceção, pois o que se planejou serviu de base para o que foi realizado e o que se realizou foi, de fato, registrado, em um exemplo contundente de planejamento-ação-replanejamento. Joice tem uma atuação baseada em homologia de processos e em princípios sólidos de respeito ao outro, à pessoa de cada educando e de cada educador, o que não se atinge em solidão, são necessários amigos críticos, que nos criticam e encorajam, caminhando ombro a ombro.” Rosaura Soligo é formadora de professores, integrou a equipe de consultoria a programas de formação e reorientação curricular do MEC e Fernando Isao Kawahara, formador de professores e de formadores. Ambos são selecionadores da área de gestão / orientação e coordenação pedagógica do Prêmio Educador Nota 10.

Veja também

Globoplay Sandra Annenberg entrevista Joice Lamb no Como Será?
Nova Escola / Gestão Ninguém faz escola sozinho, diz Educadora do Ano
Veja Aprender e compartilhar, o lema da professora gaúcha Joice Lamb
Porvir Coordenadora é eleita Educadora do Ano com projeto de protagonismo e gestão democrática
Conexão Futura Joice Lamb: Professora Nota 10 da edição 2019
Diversa Gestão democrática transforma escola e aumenta índices de aprendizagem
Educa 10 Podcast do Educador Nota 10 com Joice