Jussara C.W. Schmitz

Confira aqui mais informações sobre o trabalho.

Educadora Nota 10

2019

Jussara @Luiz Kriewall NE
Foto: Luiz Kriewall (Nova Escola)

A Matemática na vida cotidiana

Em uma cidade com 1.487 indústrias têxteis, ela levou as crianças a investigar a rotina da profissão e a fazer cálculos dentro das oficinas de costura.

Educadora Nota 10: Jussara C.W. Schmitz
Escola de Educação Básica Frei Godofredo
Gaspar, SC
Matemática – 4º ano
Ensino Fundamental

Projeto: Costurando a Matemática
Número de alunos: 50
Duração do trabalho: 10 meses

Resumo: Ensinar matemática de maneira contextualizada à realidade do aluno foi o objetivo do projeto, que envolveu duas turmas do 4º ano. Para conhecê-las melhor, Jussara enviou um questionário para casa para que os pais pudessem “apresentar suas crianças”. Os dados obtidos serviram de referência para a produção e leitura de tabelas e gráficos em sala de aula. Não demorou para todos perceberem que em 60% das famílias havia costureiras. Em seguida, passaram a entrevistar mães e avós dos alunos em facções de costura próximas da escola para saber quantas roupas produziam por dia, a média de horas de trabalho, o valor recebido por peça e os gastos com linha e energia, por exemplo. Com os dados coletados nestas visitas, a professora organizou aulas para que a turma aprendesse sobre estatística, medidas, problemas das quatro operações, sistema monetário, porcentagens, frações, entre outros. A interação social promovida por Jussara fez as crianças valorizarem, ao mesmo tempo, o ofício das costureiras e a riqueza do conhecimento matemático presente no seu dia a dia.

Por que o trabalho foi premiado?
“Esse é um projeto em que as situações matemáticas propostas estavam relacionadas ao contexto social dos alunos e seus familiares, e trabalhou com várias unidades temáticas sem categorizá-las de forma tradicional. Jussara tinha clareza sobre os objetos de conhecimento e o que queria que os alunos aprendessem. Teve como intenção valorizar os conhecimentos prévios e as experiências das crianças, fortalecendo os vínculos e saberes familiares e levando os alunos aprenderem ao entender a presença da matemática na profissão de pais e avós. O projeto permitiu investigação, pesquisa, análise e tratamento de dados, olhar crítico para situações sociais e valorização do contexto profissional da região. Na parte de didática específica, chamou a atenção o trabalho de forma global com várias unidades temáticas e o uso intencional de diversos agrupamentos (alunos aprendendo em duplas ou grupos). A evolução entre o diagnóstico inicial e o de final de ano comprovaram a efetividade do projeto.” Lilian Marciano é assessora sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática no Fundamental I e selecionadora do Prêmio Educador Nota 10

Veja também

Nova Escola Quando a prática faz sentido para os alunos
Veja Em SC, professora Jussara Schmitz ensina matemática com linha de costura
Futura Entrevista “Costurando a Matemática”
G1 Professora de SC é uma das vencedoras do Prêmio Educador Nota 10
Diversa Projeto envolve famílias de estudantes e ensina matemática com relevância social para a comunidade
Educa 10 Podcast do Educador Nota 10 com Jussara