ANDRÉ LUÍS MIRANDA DE BARCELLOS COELHO

ANDRÉ LUÍS MIRANDA DE BARCELLOS COELHO
FÍSICA – 3ª ANO / ENSINO MÉDIO
PROJETO: ÓPTICA COM CIÊNCIA
ESCOLA: SEB DÍNATOS
BRASÍLIA, DF

Confira o vídeo sobre o projeto:

O trabalho do professor André estimulou o aluno a executar investigações científicas. As sequências didáticas seguiam sempre por três etapas que se repetiam: (1) investigação, (2) análise e tratamento de dados; (3) debate e sistematização. Em uma das atividades, divididos em grupos, eles passaram por estações rotativas. Em cada uma havia um experimento a ser feito e investigado, e os alunos anotavam observações, faziam inferências e produziam questionamentos. Na segunda etapa, os dados coletados eram socializados com toda a classe e então tratados de maneira estatística pelos jovens, o que possibilitava que eles formulassem as conclusões. A terceira etapa era um debate, em que o professor, a partir dos dados e colocações dos alunos, trazia novos questionamentos ou chegava de forma dialogada a novas conclusões. Esses ciclos, que envolveram os jovens de maneira interativa, dinâmica e desafiadora, foram repetidos para estudar conceitos da óptica quanto às características da luz e seu comportamento ao incidir em diversos instrumentos ópticos, como espelhos planos, esféricos e as lentes.

“Acredito que a educação científica forma cidadãos conscientes do papel da ciência na sociedade. Por isso, ofereci atividades “mãos na massa” em um ambiente propício para os estudantes produzirem conhecimento de forma colaborativa.”

> SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO CLICANDO AQUI.

 

A Votação Popular #EsseProjetoé10 está encerrada. Acompanhe a divulgação do resultado durante a transmissão online do Prêmio Educador Nota 10.