CAMILA JOSEFA NUNES ROSSATO

CAMILA JOSEFA NUNES ROSSATO
ARTE – 9º ANO / ANOS FINAIS DO EF
PROJETO: CORPO PERFORMÁTICO: IMAGENS E PALAVRAS
ESCOLA: EMEF PROFA. MARINA MELANDER COUTINHO
SÃO PAULO, SP

Confira aqui o vídeo do projeto:

As modalidades da arte contemporânea serviram como meio para os Adolescentes expressarem suas ideias e sensibilizar os outros para elas. Superando a autocensura, três turmas de 9º ano se aventuraram em performances artísticas, esquetes, vídeos/per e sequências fotográficas – todas registradas em mídia digital com celulares. Camila propôs situações autônomas de aprendizagem, formando grupos para investigar a linguagem performática e desafiar o próprio corpo como meio de expressão e pesquisa. Para embasar suas criações, os alunos elegeram temas como depressão, racismo e saúde pública, que eles já estudavam para o seu TCA (Trabalho Colaborativo Autoral, proposta da prefeitura paulista). A professora entendeu as questões de cada grupo e ofereceu referências artísticas conforme suas demandas. Modelo de inclusão e respeito à diversidade, o trabalho de Camila permitiu que cada estudante caminhasse a seu modo para construir experiências estéticas e refletir sobre elas.

“Na produção artística contemporânea, a linguagem da performance atrai o espectador ao mostrar ações que nos fazem refletir sobre o cotidiano e sobre a exploração dos limites entre arte e vida.”

> SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO CLICANDO AQUI.

A Votação Popular #EsseProjetoé10 está encerrada. Acompanhe a divulgação do resultado durante a transmissão online do Prêmio Educador Nota 10.