LÚCIA CRISTINA CORTEZ DE BARROS SANTOS

LÚCIA CRISTINA CORTEZ DE BARROS SANTOS
GESTÃO ESCOLAR – DIRETORA / ANOS INICIAIS DO EF
PROJETO: ACOLHER PARA TODOS ENVOLVER E APRENDER
ESCOLA: EM PROF. WALDIR GARCIA
MANAUS, AM

Confira aqui o vídeo do projeto:

A inclusão é o princípio norteador das ações de gestão nesta unidade municipal de tempo integral em Manaus que recebe alunos haitianos, venezuelanos, com deficiência e em situação de risco. A diretora Lúcia visitou escolas públicas inovadoras em São Paulo para entender os princípios da Educação Integral e mudar da prática pedagógica tradicional, que acentua desigualdades, para uma gestão democrática. Conseguiu desburocratizar relações, estabelecer vínculos, engajar e dialogar com todos os atores da comunidade escolar. Carteiras individuais foram trocadas por mesas redondas, não há filas, nem reprovação. Os resultados de avaliações internas e externas permitem revisar o processo de ensino, pois o foco central é a aprendizagem. As decisões são feitas em assembleias, onde os alunos atuam como protagonistas. Cada uma das 223 crianças escolhe um tutor, que a acompanha até o final do 5º ano. Lúcia se apoia na intersetorialidade, assim a Unidade Básica de Saúde acompanha a saúde das crianças e uma Organização da Sociedade Civil dá apoio nas tutorias e em formações da equipe.

“O projeto surgiu da necessidade de repensar nossa prática pedagógica tradicional, que acentua as desigualdades, e mudar para uma gestão democrática, seguindo os princípios da Educação Integral.”

> SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO CLICANDO AQUI.

A Votação Popular #EsseProjetoé10 está encerrada. Acompanhe a divulgação do resultado durante a transmissão online do Prêmio Educador Nota 10.