MIRTES RAMOS DOS SANTOS MELO

MIRTES RAMOS DOS SANTOS MELO
CRIANÇAS BEM PEQUENAS – 2 A 3 ANOS / EDUCAÇÃO INFANTIL
PROJETO: APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS: MARAVILHAMENTO E EXPERIÊNCIAS
ESCOLA: CRECHE MUNICIPAL JOÃO EUGÊNIO
RECIFE, PE

Confira o vídeo do projeto:

Graças ao encantamento e à ação das crianças diante de materiais simples dispostos de forma surpreendente e convidando à interação, a equipe da creche percebeu o potencial de pesquisa e de aprendizagem dos pequenos. Papéis e caixas foram os primeiros elementos na sequência de atividades semanais planejada por Mirtes, que preparou uma instalação na sala com papéis higiênicos pendurados no teto. A brincadeira de puxar, pular e olhar para cima começou! Quando tudo veio ao chão, algumas crianças se enrolaram tal qual esculturas vivas de papel, enquanto outras observavam pelo buraco do cone de papelão. Em outras ocasiões, panelas, copos, colheres de pau e bule estimularam batucadas na sala ou viraram utensílios no parque (ali descobriram que as tampas apertadas na areia formam desenhos inusitados). Flores e frutas, como as do jambeiro da creche, se tornaram tema de investigação. As crianças também exploraram o corpo e o movimento correndo entre lençóis, brincando com bacias e sacos com água – coisas simples que abrem muitas possibilidades de experimentação.

“A vivência das crianças de entrar, sair, rasgar, puxar, sentir o leve, o pesado, perceber que com ajuda do colega conseguiam resolver situações, me deram a certeza de que movimento também é pensamento, é aprendizagem.”

> SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO CLICANDO AQUI.

A Votação Popular #EsseProjetoé10 está encerrada. Acompanhe a divulgação do resultado durante a transmissão online do Prêmio Educador Nota 10.